CÓDIGO DE ÉTICA

CASA feito brasil

SUMÁRIO

1.   PALAVRA DOS DIRETORES

2.   CASA feito brasil

3.   NOSSA MISSÃO, VISÃO E VALORES DA CASA

4.   SELOS E CERTIFICADOS

5.   COMO UTILIZAR ESSE CÓDIGO?

6.   ÉTICA E RESPEITO

7.   USO DE BENS E INSTALAÇÕES

8.   PRÁTICAS DE BOA CONDUTA

9.   USO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO

10.   IMAGEM E MARCA

11.   CONFLITO DE INTERESSE

12.   NÃO CONCORRÊNCIA E EXCLUSIVIDADE

13.   SIGILO DAS INFORMAÇÕES & CONFIDENCIALIDADE

14.   ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO

15.   RELACIONAMENTOS ENTRE COLABORADORES

16.   RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E TERCEIROS

17.   RELACIONAMENTO COM CLIENTES E CONSUMIDORES

18.   SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO & QUALIDADE

19.   SEGURANÇA E INTEGRIDADE DOS PRODUTOS

20.   DEMANDAS RH, ROTINA DE TRABALHO E BENEFÍCIOS

21.   CANAIS DE DENÚNCIA

22.   DESCUMPRIMENTOS        

23.   NÃO RETALIAÇÃO

24.   DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. PALAVRA DOS DIRETORES

Ótimo dia, time!

Espero que esta carta encontre você bem.

O objetivo de criarmos uma CASA, um coletivo, e não uma empresa qualquer, é algo que sempre motivou nossa família. Por isso, vou te contar um pouco de nossa história.

Fundada em 1º de Maio de 2004, a CASA feito brasil surgiu da inquietude de Lena Peron, nossa Mama, que desejava quebrar o padrão e a mesmice do mundo dos cosméticos com muita irreverência, ousadia e criatividade. Para isso, com o apoio do seu esposo, Almir Peron, formou um time de pessoas apaixonadas por criar verdadeiras obras de arte através de cosméticos naturais, sustentáveis e éticos, fabricados artesanalmente e com respeito à natureza e às pessoas. “Simples na essência, autênticos nas atitudes”, como ela mesma diz.

Nossa escolha pelo processo artesanal de fabricação vem da energia e do carinho que as mãos humanas transmitem a cada produto, feito com amor e zelo. Não queremos máquinas velozes, mas pessoas que amem o seu trabalho e transmitem carinho a cada peça produzida aqui. Afinal, nosso propósito é fazer do mundo onde estamos um lugar melhor e mais belo, provando que é possível uma empresa ter alma e, ainda assim, existir.

Nossa missão é: Encantar, Acolher, Inspirar. Três verbos pequenos e poderosos, que nasceram como inspiração de uma pessoa muito feliz em nossas vidas, meu irmão Filipe, que nos deixou em 2007. A CASA feito brasil é um legado que a Mama nos presenteia e inspira, mostrando que nossos sonhos, aliados a uma incansável persistência, transformam-se em realidade.

Somos uma grande Equipe, com grandes Propósitos.

Minha missão aqui é criar um solo fértil para que juntos possamos florescer, mostrar nossos talentos, aprender, frutificar e multiplicar o conhecimento em nossa CASA. Quero pessoas felizes, comprometidas e enriquecidas – mais que dinheiro, quero que você se enriqueça com as trocas e aprendizados, que conheça pessoas que mudem sua vida para melhor, e que você possa ser plena(o) e realizado em sua jornada aqui dentro.

Acredito muito na missão que cada pessoa traz, e convido você a descobrir a sua, concretizar seus sonhos e construir conosco uma linda história. Afinal, a feito brasil, nossa CASA, é feita de pessoas e histórias que inspiram.

E para que nossas histórias sejam escritas de uma maneira íntegra, clara e comprometida, convido você aqui para conhecer nosso Código de Ética, um documento que serve para nos nortear com as melhores atitudes no ambiente de trabalho.

Como você deve imaginar, toda casa tem suas regras, e a nossa também é assim. Vamos nessa?

Seja bem-vinda à CASA feito brasil – inspirar é a nossa natureza.

Giulio Peron

Guardião CEO e Criador

  1. CASA feito brasil

A EMPRESA E A CULTURA QUE QUEREMOS CONSTRUIR

PROPÓSITO + FOCO EM RESULTADOS =

CHEGAR NO CORAÇÃO DAS PESSOAS (DE MILHÕES DE PESSOAS)

Desejamos fazer da CASA feito brasil um espaço de crescimento e respeito mútuo, com conversas francas, diretas, sinceras. A base de nossa construção é a confiança – fruto do caráter e da competência individual e coletiva. Isso é o que nos dá velocidade para criar e reinventar nosso segmento com excelência e criatividade!

Desejamos pessoas felizes e realizadas em seus trabalhos, que estejam aqui de corpo e alma para transformarmos o mundo em um lugar melhor e mais belo. E, acima de tudo, desejamos pessoas que vibrem com a missão da CASA ao encantar, acolher e inspirar pessoas, porque elas são o motivo de nossa existência e trabalho. Cada pessoa que compra nossa marca é muito mais do que um(a) cliente, é um(a) apoiador(a) de um trabalho inspirador, belo e feito com amor - feito por nós. 

SOBRE A CASA

Porquê CASA? Porque esta é nossa casa, nosso quintal, nossa família. Sabemos que passamos uma boa parte dos nossos dias trabalhando, por isso, queremos que aqui seja sua segunda CASA.

Primeiro de tudo, saiba que na CASA feito brasil (sempre escrever assim, ‘CASA’ em maiúscula), temos duas marcas: feito brasil e QUINTAL.

feito brasil

feito brasil (sim, sempre escrita em minúscula) é a marca-mãe da CASA, e apresenta uma experiência de banho e brasilidade em produtos artesanais de luxo.

Pioneira ao trazer o conceito de “coleções temáticas”, com ilustrações para os rótulos de seus produtos e contando histórias da cultura e arte popular brasileira, representa o espírito criativo e alegre brasileiro.

Nosso maior desejo é que ela seja reconhecida internacionalmente como a grande representante do Brasil no mundo dos cosméticos, competindo ao lado das melhores e maiores marcas do mundo.

Entrega: Experiência de banho e brasilidade.

Slogan: ✨ inspirar é a nossa natureza

A feito brasil foi a primeira marca brasileira a ser vendida na Sephora, rede francesa conhecida como a maior e melhor rede de cosméticos de luxo no mundo. Além da distribuição seletiva em lojas de luxo (Sephora, Beautybox e DFA), também trabalhamos com marketplaces digitais (Época, Beleza na Web, Sephora, Beautybox) e lojas especializadas e sustentáveis (ex: Bemglô).

Acesse também nossa loja virtual: www.feitobrasil.com

Nossa logo traz o símbolo da identidade brasileira, representado pelo mapa + a digital, ilustrando a singularidade da marca feito brasil.

QUINTAL Dermocosméticos

QUINTAL (sempre escrita em maiúscula) é marca dermocosmética da CASA.

Conhecida por seus tratamentos naturais, sustentáveis e tecnológicos, QUINTAL une em

suas fórmulas o conhecimento de tratamentos ancestrais (argiloterapia, plantas e ervas medicinais) aliados à tecnologia dermocosmética moderna, resultando em uma ação imediata e tratamento a médio/longo prazo. Além disso, a marca é pioneira na eco certificação Cosmos para dermocosméticos naturais e orgânicos (saiba mais na Sessão 4. Selos e Certificações), que garantem uma fórmula limpa e livre de ingredientes prejudiciais à saúde humana e do planeta.

A marca propõe um momento de pausa para você cuidar de si - corpo e mente, e acredita na beleza como um estado de espírito, resgatando a autoestima e sendo feliz consigo mesmo, livre de estereótipos.

Entrega:  Soluções multifuncionais para cada tipo de pele.

Slogan: Beleza, estado de espírito.

Acesse: www.quintaldermocosmeticos.com.br

  1. NOSSA MISSÃO, VISÃO E VALORES DA CASA

PROPÓSITO:

Existimos com o propósito de inspirar pessoas e empresas a fazer do mundo onde estamos um lugar melhor e mais belo.

MISSÃO

Encantar, acolher e inspirar pessoas.

VISÃO DE FUTURO
Tocar o coração das pessoas.

VALORES/PRINCÍPIOS

  • Criatividade e originalidade
  • Inovação e ousadia
  • Livre de Crueldade/Vegano e natural/orgânico
  • Excelência e simplicidade
  • Processo artesanal - feito à mão
  • Consumo consciente

LEMA:

“Vivermos uma bela história e deixarmos um legado às gerações que nos sucederem.”

PILARES:

        A CASA feito brasil se sustenta em quatro pilares fundamentais. Sua compreensão é imprescindível para adentrar em nosso universo inspirador. Esta é nossa base, nossa filosofia e nossa direção.

Valorização do ser humano: 

Não substituímos pessoas por máquinas velozes. Valorizamos o ser humano pleno, respeitando as diferenças. Mente e mãos se unem para traduzir nossos conceitos por meio da arte que enriquece nossas fórmulas e identidade: são artistas que manipulam matérias-primas, ilustram e embalam pequenos gestos de amor.

Desenvolvimento sustentável:

Respeitamos todas as formas de vida e acreditamos que a diferença é feita através de pequenas atitudes que estão ao nosso alcance. Por isso, escolhemos viver em um lugar sustentável com uso consciente dos recursos, optando pelo uso de embalagens recicláveis e banindo o uso de matérias-primas de origem animal e testes em animais.

Empoderamento feminino: 

Propagamos o empoderamento da mulher e defendemos a equidade de gênero, apresentando um modelo de negócios onde as mulheres lideram a companhia, exercendo os principais cargos de chefia, produção e gestão.

Brasilidade, arte e cultura: 

Valorizamos o nosso Brasil, cantado em verso e prosa, ilustrado em nossas embalagens e representado em nossas coleções e fórmulas. Trazemos a inspiração verdadeira de nossas raízes, o resgate da expressão mais íntima do país nascido em um rico mosaico de influências culturais.

NOSSOS ODS

Vivemos numa busca diária por tornar nossas operações na CASA feito brasil cada vez mais sustentáveis. Para guiar nosso trabalho, aderimos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e elegemos nossos ODS principais:

ODS 3: Saúde e Bem Estar: nosso produto impacta diretamente na saúde e autoestima das pessoas. Por isso queremos que a experiência que proporcionamos seja engrandecedora e assegurar com nossos produtos e projetos uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 5: Igualdade de Gênero: um dos ODS que mais nos representam. Somos uma empresa feita de mulheres. Seja através dos nossos produtos ou do trabalho que oferecemos, nos comprometemos em garantir a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 10: Redução da Desigualdades: sempre foi nosso desejo crescer e alcançar o mundo inteiro. E queremos levar nossa comunidade com a gente! Por isso, em nossos projetos, queremos promover o crescimento de comunidades e, assim, a redução das desigualdades dentro do nosso país e entre outros em que estivermos.

ODS 12: Consumo de Produção Sustentáveis: a sustentabilidade está na nossa essência. Tanto no modo como fabricamos artesanalmente nossos produtos, quanto nas embalagens recicladas e recicláveis que utilizamos, até no tratamento dos resíduos produzimos das nossas operações, queremos assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 14: Vida na Água: no nosso dia a dia aqui na CASA feito brasil temos uma preocupação muito grande com todo tipo de resíduo que geramos em nossas atividades, principalmente aqueles que podem prejudicar rios e mares. Isso se reflete em nossos produtos, com ingredientes biodegradáveis, como as esferas esfoliantes de sementes naturais e nosso filtro solar natural, que não prejudica a vida marinha.

ODS 15: Vida Terrestre: o mesmo cuidado que temos com os possíveis impactos na vida na água, temos com a vida de terrestre. Utilizamos materias primas naturais e extraídas corretamente e cuidando para que todo descarte seja feito de maneira que assegure toda forma de vida na Terra.

É possível conhecer mais dos objetivos da ONU em: <http://www.agenda2030.com.br/>

PRINCÍPIO DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES

Os Princípios do Empoderamento Feminino descritos pela ONU (Organização das Nações Unidas) estão intimamentes ligados ao nosso dia a dia, e a luta das mulheres é uma causa muito importante para a CASA feito brasil, que foi idealizada e realizada por uma mulher e que hoje tem mais de 90% de seus colaboradores mulheres. Além disso, 90% dos nossos cargos de liderança atuais são ocupados por ELAS.

Para aumentar ainda mais o que impacto que causamos e ainda queremos causar, nos comprometemos formalmente com a ONU e seus sete princípios:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Você pode conhecer mais em: <http://www.onumulheres.org.br/referencias/principios-de-empoderamento-das-mulheres/>

  1. SELOS E CERTIFICADOS

SISTEMA B

Comprova que somos uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável - social e ambiental. Todas as Empresas B medem seu impacto socioambiental e se comprometem de forma pessoal, institucional e legal a tomar decisões considerando as consequências de suas ações  na comunidade e no meio ambiente, no longo prazo. Assumem com responsabilidade e orgulho que pertencem a este movimento global de empresas que querem fazer mudanças usando a força do mercado para solucionar problemas sociais e ambientais.

Mais informações em: Sistema B

EU RECICLO

A eureciclo tem o modelo de compensação ambiental como solução para a logística reversa. E essa é a nossa forma de contribuir com a reciclagem: por compensação. Ou seja, todo material (plástico, alumínio, etc) que colocamos no mercado serão reciclados por cooperativas de reciclagem homologadas ao sistema da eureciclo. Isso quer dizer que não necessariamente a nossa embalagem será reciclada ou voltará à feito brasil, mas que a quantidade equivalente daquele material emitido será reciclado. Ex: se emitimos 1 tonelada de plástico PET, pagamos para que 1 tonelada de plástico PET seja reciclada em cooperativas vinculadas ao selo.

Mais informações em: Eureciclo

CRUELTY FREE AND VEGAN

O selo indica que a empresa e seus fornecedores não financiam testes em animais e que seu produto é vegano (ou seja, não tem nada de origem animal. ex: cera, mel, leite…)

O selo “cruelty–free” faz parte do programa “Beauty Without Bunnies” (Beleza sem coelhinhos) da organização internacional PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais, em português, uma organização não governamental (ONG) dedicada aos direitos dos animais.

Mais informações: Cruelty-Free Companies

ECOCERT COSMOS

Esta certificação garante que nossos produtos seguem uma norma internacional de formulação com ingredientes naturais e de agricultura orgânica, além de validar que a toda rede de produção seja ética e sustentável, assim como as embalagens sustentáveis.

A ECOCERT é uma certificadora de produtos orgânicos com ênfase na sustentabilidade ambiental e áreas correlatas, inspecionando e certificando os produtos mais saudáveis. O COSMOS adota os princípios de promover o uso de ingredientes da agricultura orgânica, da adoção de processos de produção e manufatura ambientalmente corretos e seguros para a saúde humana e da inclusão e expansão do conceito de químicos verdes, ou seja, que seus elementos químicos não degradem a natureza.

Produtos: Bruma Restauradora, com formulação 99% natural.

Blemish Blur, com formulação 99,85% natural e 20,75% orgânico.

Mais informações: Referencial COSMOS para Cosméticos Naturais e Orgânicos

  1. COMO UTILIZAR ESSE CÓDIGO?

Objetivo: Este código tem como objetivo disponibilizar uma base de informações que facilite a compreensão das práticas da CASA feito brasil, assim como deve ser utilizado como uma ferramenta que ajude a resolver questões e dilemas que possam surgir, relacionado a forma como trabalhamos.

Todos nós podemos passar por dilemas éticos durante nosso dia a dia, tais como a forma que nos comportamos em relação aos nossos colegas e como reagimos ao seu comportamento, como tratamos os pedidos mais delicados, como utilizam a propriedade da empresa. Todos esses dilemas podem acontecer e cabe ao Código de Ética fornecer contribuições e orientações práticas para que tais situações sejam resolvidas e para que todos possam saber como direcionar para resolver.

Para quem é válido? O Código de Ética é aplicável a diretores, gestores, colaboradores, consumidores, clientes, fornecedores, parceiros, terceiros e especialistas, ou seja, a todos que se relacionam e contribuem com o encanto da CASA feito brasil.

  1. ÉTICA E RESPEITO

Queremos proporcionar na CASA feito brasil um ambiente em que nossa equipe, fornecedores e parceiros se sintam acolhidos e integrados, para que possamos trabalhar com harmonia e de forma respeitosa. Acreditamos que o respeito é a base de nossas relações e que devemos tratar todos com educação e consideração, independente das diferenças de cada indivíduo (ou do seu estado de humor e/ou problemas pessoais).

Ser ético não é apenas saber diferenciar o certo do errado, é agir de modo que os direitos e as individualidades de todos sejam respeitadas. Nosso Código de Ética é a ferramenta que utilizamos para inspirar e transmitir como colocamos em prática a ética e como esperamos que nossos diretores, colaboradores, clientes, consumidores, fornecedores e parceiros tomem suas decisões.

#VOCÊ SABIA? #ÉTICA

A palavra Ética se origina do termo grego éthos, substantivo que indica hábitos ou costumes, está relacionada a forma como os indivíduos agem a partir de seus valores. Quando se fala em Ética dentro da empresa os valores que devem ser observados são os de organização, devendo nortear as posturas de todos os envolvidos.

#RESPEITO
O respeito é essencial para o trabalho que desempenhamos. Respeitamos os direitos humanos e a legislação, não compactuamos com nenhuma forma de exploração e exigimos tratamento respeitoso em todas as nossas relações, assim, esperamos o mesmo de toda nossa esfera de atuação.

#CORDIALIDADE
Ser cortês é fazer uso de algumas palavras que refletem nossas boas maneiras com nosso próximo. Assim como nossos produtos são criados com muito carinho, através de fórmulas bem estudadas e estruturadas, também temos uma fórmula que reflete nossa preocupação com as boas maneiras entre nós:

GENTILEZA + CORDIALIDADE  = EAI
(Nossa missão: Encantar. Acolher. Inspirar)

Na CASA feito brasil demonstramos nossa gentileza e cordialidade principalmente com nossa forma de nos cumprimentar. Como resultado desta fórmula queremos que sempre ao nos encontrarmos ou escrevemos um e-mail a algum colega de trabalho ou parceiro de negócio possamos transmitir bons sentimentos ao desejar um “ Ótimo dia, ótima tarde ou ótima noite!.

Novos colaboradores também precisam sentir as boas energias que vivenciamos na CASA feito brasil, por isso é fundamental os acolhermos com nosso encanto. Lembrem-se de acolher novos integrantes do time ao responder o e-mail de boas vindas e na reunião de apresentação; coloquem-se ao dispor para verificar se têm alguma dúvida, se precisam de ajuda. Toda atenção que você dedicar jamais será esquecida! <3

Importante: [e-mails e hangouts] Às vezes comunicação virtual pode gerar uma interpretação diferente do que realmente gostaríamos de dizer, por isso, mesmo com a agilidade nos e-mails no dia a dia, lembre-se de ser cordial e gentil nas palavras.

  1. USO DE BENS E INSTALAÇÕES

Todos os bens e instalações da CASA feito brasil foram pensados com muito carinho, para que o nosso local de trabalho transmita o acolhimento que praticamos em nossas relações. Os espaços disponíveis para nossos integrantes, tais como banheiros, cozinha, equipamentos, entre outros, deverão ser utilizados com senso de cuidado, de modo a preservá-los, para que atendam sua real necessidade.

Os bens e espaços devem ser mantidos limpos e organizados diariamente, por isso evite deixar equipamentos e utensílios espalhados em locais que não os pertençam. É dever de nossos integrantes contribuir com o zelo pelo patrimônio da CASA feito brasil, para que possam ser aproveitados por todos que necessitam, zelando pelo bom uso e pela conservação do patrimônio da empresa colocado sob sua responsabilidade para evitar perdas, danos ou desperdícios.

  1. PRÁTICAS DE BOA CONDUTA

Devemos sempre levar em consideração o respeito pelo próximo, pois na CASA feito brasil prezamos por um ambiente de trabalho que inspire, encante e acolha. Caso tenha problemas com seus colegas, procure sua gestora responsável, que está sempre presente e pronta para ouvir e resolver. Os ruídos, boatos, rumores e fofocas não devem ser incentivados. Não encoraje ou participe deste tipo de atitude. Opte sempre por estabelecer relações autênticas e demonstrar ser alguém em que os outros podem confiar.

A CASA feito brasil não admite o uso de álcool ou drogas ilícitas antes ou durante o desempenho das funções.

  1. USO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Os integrantes são responsáveis pela adequada utilização das ferramentas de comunicação, incluindo telefones fixos, telefones móveis, computadores, e-mail e internet. Assim, utilize as ferramentas eletrônicas e as tecnologias com bom senso, evitando o uso inapropriado.

Os computadores da CASA feito brasil devem ser utilizados para seu devido fim, assim, também não devem ser utilizados para assistir/baixar a vídeos ou séries, jogos, navegação e compras pessoais ou uso de YouTube que não seja para fins de desempenho de suas atribuições. Também não é permitido utilizar o celular em horário de trabalho para assistir vídeos, filmes ou séries, ou para navegar e postar em redes sociais, tais como: Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok, LinkedIn, Pinterest, Snapchat e similares. 

O que é permitido (com restrição): Spotify/Deezer ou aplicativos de música - com baixo consumo de internet - serão permitidos para uso em momentos específicos, quando a tarefa exige concentração ou criatividade. Contamos com o bom senso para que a atividade não prejudique o trabalho em equipe.

Uso Pessoal do Wi-fi: Permitimos o uso do wi-fi para fins pessoais em horário de almoço ou intervalo. Aproveite esses momentos de descanso para atualizar suas redes, ler as notícias e se comunicar com os seus amigos e familiares!

# PERGUNTAS

Preciso fazer uma ligação pessoal e particular, posso utilizar o telefone da empresa?

Não. Os recursos da empresa são para cumprir com suas atribuições relacionadas ao trabalho que desenvolve. Realize a ligação utilizando seu próprio telefone em seus intervalos.

Posso atender meu telefone sempre que  tocar ou receber uma mensagem?

Não. O uso pessoal do telefone não é permitido durante o trabalho ou reuniões. Reserve seu intervalo para tais ações. Em caso de emergência, informe sua gestora sobre sua necessidade.

Posso incluir o telefone da empresa como contato para recados?

Não. O telefone da empresa é para contatos relacionados ao trabalho desenvolvido por e para a CASA feito brasil. Não inclua o telefone da empresa como contato de recados ou em cadastros pessoais, tais como cobranças, banco, empresas de telefonia, lojas, dentre outros.

  1. IMAGEM E MARCA

A imagem institucional da CASA feito brasil e o que ela representa a todos com quem nos relacionamos é um muito importante para a empresa. Portanto, somos todos responsáveis pela preservação e melhoria contínua da imagem e credibilidade construída ao longo de nossa história inspiradora.

Todo pessoa integrante da CASA feito brasil é uma representante de nossa marca por vivenciar seu encanto diariamente em nossas rotinas. Desta forma, devemos zelar por nossa imagem dentro e fora do ambiente de trabalho, assim como em redes sociais, sempre alinhados com os valores da empresa e agindo de maneira ética, livre de preconceitos. Publicações ou apoio à declarações de cunho preconceituoso, discriminatório, ofensivo, contra a imagem da empresa e das pessoas que trabalham conosco não estão alinhados com nossos valores e não são aceitos em nossa cultura.

A reputação da CASA feito brasil reflete do comportamento de cada um de nós. Esperamos que todos integrantes ajam de acordo com os interesses da empresa, demonstrando nossos valores no comportamento profissional. Devemos evitar falar em nome da CASA feito brasil a não ser que esteja devidamente autorizado.

# PERGUNTAS #

Fui contatado para dar uma entrevista ou palestra sobre a CASA feito brasil. Posso participar?

Depende. Antes de tomar qualquer decisão, informe e peça autorização da direção da CASA feito brasil, para que haja um alinhamento e verificação sobre a organização do evento, palestra ou atividade e o tema abordado. Não represente a CASA feito brasil oficialmente sem obter a devida autorização da direção.

Existem informações incorretas sobre a CASA feito brasil na internet. Posso corrigi-las?

Se você não for o responsável dessa área, informe ao mesmo, que este fará as devidas correções. Caso seja em outros veículos, que não os oficiais da CASA feito brasil, comunique algum dos líderes que eles saberão direcionar o assunto para que seja resolvido.

  1. CONFLITO DE INTERESSE

No dia a dia da CASA feito brasil, ao desempenhar nossas funções, algumas situações podem entrar em conflito com o que a empresa acredita. Um dos objetivos deste Código de Ética é esclarecer essas situações para ajudar na tomada de decisão de todos, incentivando a prática de nossos valores.

#CONFLITO DE INTERESSE

Conflito de Interesse é quando, por conta de interesses individuais alguém da nossa equipe é influenciado ou influencia o time a agir contra os princípios da empresa, tomando uma decisão/atitude inapropriada ou deixando de cumprir com suas responsabilidades profissionais.

Precisamos que todos tenham cuidado com atividades que possam estar em conflito, ou pareçam estar em conflito, com os interesses da empresa. Não permita que interesses pessoais ou relacionamentos comprometam sua postura ética, bem como sua atuação e seu desempenho no trabalho. Caso tenha qualquer dúvida sobre se determinada situação se caracteriza como conflito de interesse, pergunte ao seu(ua) líder imediato que eles(as) poderão lhe orientar.

Nenhuma prática de suborno e propina é encorajada e nenhuma pessoa é autorizada a dar ou a receber esse tipo de vantagem em nome da CASA feito brasil, mesmo que seja em benefício da empresa. Nos casos em que for constatado o suborno, os envolvidos poderão ser penalizados com advertências e até demissão ou rompimento de contrato. Dependendo da gravidade do caso, a justiça poderá ser acionada. Lembre-se: corrupção é crime!

Não admitimos que nossos integrantes obtenham qualquer benefício pessoal decorrente do privilégio de informações ou vantagem obtida em situação de trabalho.

  1. NÃO CONCORRÊNCIA E EXCLUSIVIDADE

        As atividades concorrentes, ou paralelas, são aquelas em que os colaboradores realizam fora de sua jornada de trabalho, sendo ou não remuneradas.

Não são permitidas atividades paralelas durante o expediente ou nas dependências da empresa, especialmente a comercialização de produtos e serviços relacionados e/ou concorrentes da mesma natureza ou segmento da CASA feito brasil.

A participação em gestão ou conselhos de empresas do mesmo segmento ou similares aos da CASA feito brasil também não é permitida, bem como o desenvolvimento de atividades externas que possam caracterizar qualquer tipo de conflito de interesse com os negócios da empresa. Exemplos: atividades de operação, controle, associação, aconselhamento, freelances, jobs, ou ainda relações, diretas ou indiretas, com pessoas, agências ou negócios que conflitem com os interesses da CASA.

#PERGUNTA
O que a CASA compreende como uma área de conflito de interesse?

Beleza em geral, cosméticos, dermocosméticos, maquiagem, moda (relacionado à acessórios, bolsas, coleções temáticas) e similares.

Se constatado este tipo de atividade, o colaborador será responsabilizado e os envolvidos poderão ser penalizados com advertências e até demissão ou rompimento de contrato.

A CASA feito brasil possui um Termo de Confidencialidade e Não Concorrência que deve ser assinado por todos os colaboradores. Caso não tenha assinado este documento, procure e informe o RH para regularizar esta situação e garantir este compromisso com a empresa.

# PERGUNTA #

Sou integrante da CASA feito brasil, posso vender produtos ou prestar serviços dentro das dependências da empresa no meu horário de almoço, mesmo não sendo concorrente?

Não permitimos esse tipo de prática sem autorização prévia. Caso você preste algum serviço que não concorra e não conflite com os interesses da empresa basta solicitar à direção ou RH. O mesmo vale para prestadores de serviços externos ao nosso time.

Sou um integrante da CASA feito brasil, posso revender cosméticos de outras marcas, mesmo fora da empresa?

Não incentivamos a revenda de produtos de marcas concorrentes à CASA. Caso você trabalhe com algo nesse segmento, comunique sua líder para que possamos chegar um melhor acordo.

#LEALDADE

Uma pessoa que é leal, é aquela que procura agir com a verdade, sendo coerente com o que acredita ser o certo. Por isso, mais do que ter lealdade em relação aos outros e com a empresa, ela é leal consigo mesma em primeiro lugar. A lealdade também pode ser expressada em relação aos amigos, familiares, colegas de trabalho e a si mesmo. Quando se é leal aos seus valores, sonhos e opiniões, um indivíduo vive de forma mais coerente, demonstrando através de atitudes tudo aquilo que ele carrega dentro de si e cobra daqueles com os quais convive. Assim, consegue levar a vida com honestidade, no sentido mais amplo da palavra.

  1. SIGILO DAS INFORMAÇÕES & CONFIDENCIALIDADE

Gostamos de trocar ideias, de acolher e inspirar, criando conexões. Porém, como toda empresa, algumas informações devem ser mantidas em sigilo, para proteger nosso negócio e, principalmente, as pessoas que estão envolvidas conosco.

Colaboradores, fornecedores, terceirizados e todos aqueles que fazem negócios conosco não podem revelar ou divulgar informações da CASA feito brasil, incluindo todas as informações técnicas obtidas através da relação de emprego ou prestação de serviços à CASA feito brasil – ex: atividades diárias, rotina, especificação, fórmulas, ferramentas, funcionamento, organização, informações financeiras ou desempenho da empresa, etc. Jamais divulgue e/ou compartilhe informações sem pedir autorização.

Tudo que foi criado pelos funcionários para a empresa, dentro da empresa e/ou custeado pela empresa é de propriedade da CASA feito brasil. Esta propriedade abrange artes, fórmulas, nomes, textos, fotos, vídeos, campanhas de marketing, planilhas, modelo de negócio, estratégias de criatividade, bem como tudo o que for criado no ambiente empresarial para utilização exclusiva da empresa.

# ATENÇÃO #

Visando a segurança da integridade dos dados da CASA feito brasil, colaboradores desligados da empresa devem ter seu acesso às informações interrompidos. Em caso de desligamentos ou encerramento de contratos, lembre-se de criar uma rotina para revisão das permissões do profissional que não faz parte de nosso quadro de colaboradores, mantendo somente pessoas adequadas, evitando o comprometimento de nossas informações, pois elas são confidenciais e devem ser utilizadas somente por pessoas que atuam conosco.

Também são consideradas confidenciais todas as informações patenteadas ou não, transmitidas por meios escritos, eletrônicos, verbais ou quaisquer outros e de qualquer natureza, tais como de natureza técnica, criativa, operacional, comercial, jurídica, know-how, invenções, criações, processos, fórmulas e designs, rótulos, plano de negócios, métodos de contabilidade e administração, experiências, documentos, contratos, papéis, estudos, pareceres, desenhos, pesquisas, técnicas, especificações do produto, modelos, fluxogramas, croquis, fotografias, mídias, contratos, propostas comerciais, processos, tabelas, projetos, nomes de distribuidores, nomes de fornecedores, ideias, dados financeiros, comerciais, e cadastrais, material de divulgação, textos, artes, estratégias comerciais e de criatividade, sem a exclusão de qualquer outra que esteja no âmbito empresarial. É nosso dever manter essas informações em segurança.

#ALERTA!# Não é permitido o uso de HDs, pendrive para gravação ou repasse de informações.

Deve-se tomar cuidado ao realizar vídeos e fotos dentro da empresa, para não expor nenhuma pessoa sem o seu consentimento e para preservar a segurança do nosso ambiente de trabalho. Lembrando que não é permitido utilizar o celular em horário de trabalho em atividades da empresa e principalmente em reuniões!

A CASA feito brasil respeita e cumpre as leis de Propriedade Intelectual, assim, não aceitamos qualquer forma de sua violação, incluindo direitos autorais, segredos comerciais ou obtenção imprópria de informações confidenciais sobre nossos produtos.

A utilização de informações internas em palestras, workshops, conteúdos para internet, portfólios, trabalhos de instituições de ensino ou aulas, deve ser autorizado pela direção da CASA feito brasil.

# PERGUNTA #

Sou um colaborador da CASA feito brasil, posso utilizar as matérias-primas ou equipamentos da empresa para criar algum produto para um amigo ou para mim?

Não. As matérias primas, embalagens, impressoras, papelaria, programas de computador, etc. são ferramentas da CASA feito brasil para uso da empresa. Não são permitidos que sejam utilizados para cunho pessoal.

Sou um colaborador da CASA feito brasil e tive conhecimento/participei de uma campanha para um novo produto. Posso contar para meus amigos e família?

Não é permitido compartilhar nem postar nenhuma informação referente aos novos produtos e lançamentos antes do período de divulgação. A divulgação é definida pelo time de marketing, com aprovação da diretoria. Certifique-se sobre qual o período de divulgação antes de compartilhar qualquer conteúdo.

  1. ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO

Em nosso ambiente de trabalho, não permitimos nem toleramos qualquer tipo de discriminação, além de, em muitos casos, elas serem consideradas crimes no Brasil. A CASA feito brasil repudia qualquer tipo de discriminação e de assédio. O respeito, a valorização das pessoas e o acolhimento são os princípios norteadores das nossas ações, o que exclui qualquer forma de ofensa em relação a escolhas e a condições alheias, como:

  • Relação de liderança (ex.: líder discriminando liderado);
  • Religião, gênero, classe social, poder aquisitivo, convicção filosófica ou política, nacionalidade, situação econômica familiar, origem, sexo, cor, etnia, deficiência, idade, orientação sexual, escolaridade, composição corporal, biotipo e estado civil, obstétrico ou de saúde.

É inadmissível o assédio em todas as suas formas, incluindo o sexual e o moral, como difamações, comentários ofensivos, piadas em comunicações eletrônicas e outros comportamentos visuais, verbais ou físicos que possam criar um ambiente de trabalho intimidante, hostil ou ofensivo, isso em todas as nossas relações, tanto no trato com clientes, fornecedores, quanto entre nossos colegas de trabalho.

Algumas brincadeiras, atitudes ou comentários em relação aos colegas de trabalho ou visitantes podem ser classificados como desrespeitosos pela maneira de se portar e se comunicar. O deboche também é uma atitude desrespeitosa com a ética e moralidade vivenciada em nosso ambiente de trabalho.

Não coloque apelidos que possam intimidar, humilhar, ridicularizar, zombar ou agredir um colega de trabalho, pois isso pode lhe causar danos psicológicos. A prática de atos e comentários ofensivos contra outras pessoas é considerado bullying.

Essas práticas são passíveis de penalidades, que vão desde advertências até demissão por justa causa. Dependendo da gravidade do caso, podem até responder criminalmente por este tipo de atitude.

#VOCÊ SABIA?#

  • Assédio moral é a exposição de alguém a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, incluindo: invadir a vida pessoal com ligações ou mensagens, dificultar ou impedir promoções, atribuir tarefas distintas ao trabalho relativo à empresa, criticar seu trabalho de maneira injusta ou extremamente exagerada, isolar a pessoa, recusando comunicação, agredir verbalmente ou ameaçar de agressão física, criticar a vida privada e as preferências da pessoa, espalhar boatos ou fofocas, entre outras.
  • Assédio sexual é definido, no Artigo 216 do Código Penal, como o ato de "constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual”, incluindo: insinuações explícitas ou veladas de caráter sexual, conversas indesejadas sobre sexo, contatos indesejados, gestos ou palavras de cunho sexual, promessas de tratamento diferenciado, solicitação de favores sexuais, convites constantes, perturbação, ofensa, pressão para participar de encontros, perseguições reais ou virtuais, desenhos obscenos, exibicionismo, entre outros.

Em nosso dia a dia na empresa, sempre colocamos em primeiro lugar o respeito, para desempenhar nossas competências com profissionalismo e colaboração e assegurar um ambiente de trabalho agradável.

Tanto nossa comunicação verbal como escrita devem sempre prezar a gentileza. Grosserias são desnecessárias e inadmissíveis tanto no ambiente de trabalho como na vida.

# PERGUNTAS #

Vi uma pessoa atraente no local de trabalho, posso elogiá-la, pedir seu telefone ou convidá-la para sair?

Incentivamos o amor e a liberdade de expressão, e não proibimos que troquem números de telefone, mas, durante o experiente, dentro do ambiente de trabalho, tal prática não é permitida e pode, inclusive, configurar assédio, acarretando penalidades.

Quando estou trabalhando outro colaborador fala coisas desagradáveis que me fazem sentir muito mal sobre minha aparência, sobre o que estou vestindo ou fica me dando cantadas, o que devo fazer?

Essas atitudes configuram assédio moral e sexual e devem ser comunicadas imediatamente ao RH. As denúncias também podem ser feitas, de forma anônima, no Canal de Denúncia, disponível no Canal de Denúncia, pela nossa Caixinha de Denúncia e de forma não anônima pelo e-mail [email protected]. O responsável pelas atitudes ofensivas poderá receber advertência, ser demitido e, dependendo da gravidade, a vítima será incentivada a denunciar e o caso será respondido criminalmente.

Se tiver algum problema com alguém em particular, tente resolver diretamente com a pessoa, fale com seu líder imediato ou com o RH, mas não crie fofocas ou outros tipos de situações que possam gerar desconforto no ambiente de trabalho. Hoje você fala de alguém, amanhã, podem estar falando de você, por isso, não participe nem encoraje esse tipo de atitude.

  1. RELACIONAMENTOS ENTRE COLABORADORES

Queremos que todos que se relacionam com a CASA feito brasil se sintam acolhidos e integrados. Isso só acontece quando todos são tratados com respeito e dignidade. Esperamos que nossos colaboradores, clientes, consumidores, fornecedores e todos que fazem negócio conosco tratem uns aos outros como gostariam de ser tratados: de forma respeitosa.

A CASA feito brasil admite o relacionamento amoroso entre colaboradores, desde que não descumpram com a norma interna de discrição, sem demonstrações públicas de afeto ou desentendimentos. O relacionamento não deve interferir no desempenho das atividades dos envolvidos e dos demais colegas de trabalho. Quando os dois trabalham na mesma área e um deles é líder/gestor, o comportamento deve ser sempre no sentido de imparcialidade, sem que haja favorecimentos devido ao relacionamento.

Durante a nossa atuação na CASA feito brasil, criar laços de amizade pode contribuir para melhorar o trabalho em equipe para o bom desenvolvimento das tarefas. Entretanto, para evitar constrangimentos e conflitos, é fundamental equilibrar a amizade com a responsabilidade profissional. Sendo assim, seja um profissional coerente, com bom senso em suas relações e ético, priorizando pelo tratamento e atuação condizente com uma postura profissional.

# PERGUNTAS #

Sou um colaborador da CASA feito brasil, posso manter um relacionamento afetivo com uma pessoa que trabalha para um concorrente da empresa?

O sigilo de informações e o conflito de interesses são itens que compõem o nosso Código de Ética, que, por sua vez, proíbe que informações de pessoas, estratégias, segurança ou de qualquer outro tipo sejam compartilhadas com terceiros. Caso você se encontre nesta situação, informe o RH para que o assunto seja tratado.

  1. RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E TERCEIROS

Nosso sucesso depende de bons fornecedores e terceiros, que apresentem produtos de qualidade e que estejam alinhados com os valores da CASA feito brasil.

Respeito e integridade são alguns dos nossos valores mais importantes e devem ser praticados com todas as pessoas e públicos, inclusive com nossos concorrentes, por isso, desencorajamos qualquer tipo de calúnia em relação à eles.

A CASA feito brasil também não encoraja o relacionamento amoroso com fornecedores ou indicação de amigos ou familiares para execução de um serviço. Não pode ser detectada a beneficiação, suborno, preferência, privilégios, contratação de pessoas ou de serviços que estejam se beneficiando a partir desta relação - seja amorosa, familiar ou de amizade.

  1. RELACIONAMENTO COM CLIENTES E CONSUMIDORES

É imprescindível que todos compreendam que cada integrante com quem nos relacionamos é essencial para que possamos espalhar nosso encanto e para que tenhamos o melhor ambiente de trabalho possível! Qualquer relacionamento existente com clientes e consumidores não deve interferir em nosso desempenho de trabalho e nem na convivência entre as partes interessadas. O relacionamento (seja amoroso, familiar ou de amizade) não deve possibilitar troca de favores, vantagens ou informações, muito menos a beneficiação, preferências ou privilégios.

  1. SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO & QUALIDADE

        Prezamos e buscamos por um ambiente seguro para todos, porém é altamente recomendado que itens de valor não sejam trazidos ao local de trabalho. É expressamente proibido armazenar qualquer produto ou substância ilegal nos armários. Não deixe alimentos perecíveis dentro dos armários, os mesmos devem ser mantidos limpos e organizados.

Em casos de roubos e furtos, a pessoa que teve o item furtado deve comunicar imediatamente ao líder do seu setor, que tomará as medidas necessárias. Devemos colaborar para criar um ambiente seguro para todos, por isso em casos de denúncias elas podem ser feitas de modo anônimo através das caixinhas de diálogo, formulário no site ou conversando em sigilo com o líder do setor.

#VOCÊ SABIA?

#FURTO: apropriação de algo que pertence a outra pessoa sem estabelecer contato com ela, não havendo nenhum tipo de ameaça, sendo praticado por qualquer pessoa sem importar sua motivação. A finalidade é de se apoderar do material da vítima.

#ROUBO: o roubo é caracterizado pela apropriação de algo mediante contato com a vítima, havendo ameaça ou violência lesando tanto o patrimônio, quanto à integridade física e moral da vítima.

  1. SEGURANÇA E INTEGRIDADE DOS PRODUTOS

A CASA feito brasil está empenhada em criar produtos que tenham eficácia e segurança comprovada, onde cada colaborador deve estar empenhado na obtenção da total qualidade do produto, desde a concepção da fórmula e artes até à fabricação, rotulagem e distribuição, sempre pensando em manter o padrão estabelecido e desejado para os produtos, pois eles são nossa garantia de um trabalho realizado com inspiração e qualidade.

Caso se encontre diante de uma situação de que envolve a segurança do produto, não o guarde para si. Avise imediatamente sua líder e garanta a integridade dos produtos, sejam eles físicos (rótulos, embalagens, produto granel, acessórios), virtuais (campanhas publicitárias, fotos, artes, etc.) ou estratégicos (marketing, comercial, financeira etc).

# PERGUNTAS #

Trabalho na equipe de produção e vi um produto com defeito e ninguém mencionou nada sobre ele. O que devo fazer?

Compartilhe o problema imediatamente com a supervisora da área, para que a situação possa ser resolvida com as pessoas necessárias, evitando que um produto com defeito siga para etapas adiante na produção. Todos da CASA feito brasil trabalham para criarmos um ótimo produto e a omissão de qualquer tipo de defeito pode ser perigosa para os colegas de trabalho e até para os consumidores.

Trabalho na equipe de marketing ou comercial e vi um produto ou campanha com defeito/erros. O que devo fazer?

Comunique imediatamente a gestora responsável ou até mesmo a direção para que a situação seja resolvida a tempo e minimize qualquer dano ao consumidor ou à estratégia da empresa.

#VOCÊ SABIA? #TESTES

Como são feitos os testes de produtos na CASA feito brasil?

A CASA feito brasil é uma empresa "cruelty-free", ou seja, não realiza testes de produtos em animais. Os produtos são avaliados em laboratório e, aplicados em voluntários com a supervisão de dermatologistas, para garantir a qualidade elevada dos produtos que fazemos com tanto carinho, sem a necessidade de maus tratos aos animais.

  1. DEMANDAS RH, ROTINA DE TRABALHO E BENEFÍCIOS

Serão direcionadas ao departamento de RH: atestados, aviso de falta, registro de ponto, e outras dúvidas quanto ao salário, férias, etc.

  1.  Atestados

Atestados são instrumentos de justificativa das faltas, portanto, devem ser apresentados seus originais para o RH tão logo regresse para empresa. Em caso de mais de um dia de atestado, providenciar a entrega na empresa por intermédio de outra pessoa. Caso o colaborador não entre em contato e não entregue o atestado no prazo de até 48h automaticamente será considerada falta e descontado do salário.

  1. Registro de Ponto / Horários:

Através do relógio-ponto biométrico, o colaborador registra o tempo em que está no

desempenho de suas atividades profissionais. O registro de ponto é obrigatório e de responsabilidade do colaborador.

Obs.: Em caso de home office, para as equipes aptas a desempenhar suas funções à distância, serão verificadas as horas de trabalho pelo aplicativo Clockify atrelado às tarefas cadastradas no Asana ou Gmail. Este modelo deverá ser aprovado previamente sempre pela gerência e direção.

  1. Horários:

Produção - Segunda à quinta das 7h30 às 17h30 e nas sextas-feiras das 8h às 17h, com intervalo de 1 hora de almoço conforme escala de produção; um intervalo de 10 minutos de pausa para café pela manhã e 10 minutos de pausa à tarde, intercalados conforme produção.

Administrativo, Comercial, Marketing, Qualidade, PDI - de segunda à quinta, das 8h às 18h e nas sextas das 8h às 17h, com intervalos todos os dias de 1 hora para almoço. Também é permitido um intervalo de 10 minutos de pausa para café pela manhã e 10 minutos de pausa à tarde, conforme agenda de trabalho.
Time de especialistas - Seguirão agenda de 44h semanais, distribuídas conforme calendário de agendamentos por loja, combinado previamente com sua Gestora Comercial.

  1. Férias

A concessão de férias é direito de todo colaborador, elas podem ser concedidas de forma individual ou coletiva.

As férias individuais são concedidas anualmente após 12 meses de trabalho, e pode ser feito em até três períodos. Deve um dos períodos, obrigatoriamente, ser de no mínimo 14 dias, não podendo também haver período menor do que cinco dias.

Os dias de férias serão de 30 dias desde que o colaborador tenha até cinco dias de falta injustificadas nesses 12 meses de período aquisitivo, caso tenham entre 6 a 14 dias de faltas injustificadas serão concedidas 24 dias de férias, no caso de 15 a 23 faltas injustificadas serão 18 dias de férias, e por fim, existindo 24 a 32 faltas injustificadas, serão 12 dias de férias. Aqueles que tiverem mais de 32 dias de faltas injustificadas perdem o direito às férias.


Em alguns casos, a CASA também pode adotar o modelo de
férias coletivas, que é o período de repouso remunerado. Esse procedimento substitui as férias concedidas individualmente e pode ser aplicado a toda empresa ou mesmo a um determinado setor/equipe, validado conforme as demandas da empresa.

  1. Outros benefícios:
  •  Folga no dia do aniversário (opcional)
    A empresa permite que no dia de aniversário a pessoa possa se ausentar da empresa, sem descontar no salário, para que possa aproveitar seu dia com família, amigos, ou onde preferir. Importante: Este benefício não poderá ser trocado ou negociado por datas.
  • Tabela diferenciada para compras de uso pessoal
    A CASA feito brasil disponibiliza uma tabela exclusiva para compras de uso pessoal, com descontos diferenciados para nossos integrantes. Consulte nossa gestora comercial para garantir suas compras de uso pessoal e/ou presentes para sua família e amigos.

  1. CANAIS DE DENÚNCIA

Para possibilitar que todos possam comunicar qualquer situação que infrinja nosso Código de Ética e o respeito que devemos demonstrar todos os dias, com todas as pessoas, a CASA feito brasil disponibiliza um Canal de Denúncia.

        É possível fazer qualquer denúncia pessoalmente, no setor de RH ou diretamente com os diretores, e também por meio do Canal de Denúncia, que protege a identidade de quem denuncia. O Canal de Denúncia será disponibilizado através de um formulário online ou e-mail, que podem ser encontrados no final deste documento, também através de uma Caixinha que ficará disponível no showroom da CASA feito brasil. Nele, é possível denunciar casos de descumprimento do Código de Ética de forma sigilosa.

  1. DESCUMPRIMENTOS

Com este Código de Ética, esperamos comunicar nossas normas e regras de conduta, para a segurança de todos os que se relacionam com a CASA feito brasil e também para possibilitar uma troca de informações eficiente e clara.

O descumprimento deste Código de Ética implicará em penalidades de acordo com a gravidade do caso, podendo ser aplicada advertência, suspensão ou rescisão contratual, assim como outras medidas legais cabíveis.

  1. NÃO RETALIAÇÃO

Este Código de Ética é um documento vivo e fluido, que, para ser efetivo, precisa da colaboração, do comprometimento e da participação de todos os que se relacionam com CASA feito brasil. Para isso, algumas vezes, denúncias precisarão ser feitas, assim, garantimos que a identidade do denunciante será mantida em sigilo e que não ocorrerá nenhum tipo de retaliação.

Esperamos que todos conheçam e que apoiem nossa atuação no cumprimento deste Código de Ética, contribuindo para que conquistemos uma atuação que se mantenha atualizada e condizente com a integridade dos negócios que realizamos.

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

O Código de Ética da CASA feito brasil será revisado periodicamente, para que seja possível incluir as sugestões de alterações pertinentes e aplicáveis para que possamos nos inspirar para construir um ambiente de trabalho cada vez melhor. Após as alterações, a versão final sempre será compartilhada digitalmente para cada um e estará disponível fisicamente na CASA feito brasil.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Sua opinião é sempre bem-vinda e nos faz melhorar sempre! Por isso, entre em contato através do e-mail do RH <[email protected]> ou no link <Feedback Sobre o Código de Ética>.

Caso queira fazer uma denúncia, acesse nosso <Canal de Denúncia>.


Código de Ética elaborado por Geração Social Consultoria em Responsabilidade Social e CASA feito brasil.


QUINTAL usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.